Intercâmbio


  Você gosta de conhecer outras culturas? Gostaria de estudar outra língua? E morar fora, já pensou? Então se você quiser, pode fazer intercâmbio.

                 
                         



Mas, o que é intercâmbio?
O intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período que varia de seis meses a um ano estudando em outro país.
Existem algumas agências de intercâmbio que fazem o contato entre escolas de nível médio, e organizam a troca de estudantes. Nesses casos, por exemplo, um estudante brasileiro vai para os Estados Unidos, estuda em uma escola americana e é hospedado na casa de um estudante americano, que por sua vez, vem estudar no Brasil e hospeda-se na casa do estudante brasileiro.


Qual é o objetivo?
O objetivo maior no caso de estudantes de nível médio é a possibilidade de aprender e aprimorar outro
idioma, além da experiência de estar em outra realidade, longe de tudo e todos que conhece, resultando em responsabilidade e autonomia.
Já o intercâmbio entre estudantes de ensino superior tem como objetivo a troca de experiências entre os povos, entre as culturas, entre o
s recursos diferentes utilizados em suas áreas de conhecimento e o aprimoramento no idioma, pois neste caso, saber o idioma do país de destino é um pré-requisito.
Muitas instituições de ensino superior têm convênios com instituições de outros países para o intercâmbio entre seus alunos.
As instituições privad
as oferecem possibilidade de intercâmbio para estudantes de graduação e pós graduação, sendo que os custos com passagem, hospedagem e alimentação são pagos pelos próprios estudantes.
Normalmente, os estudantes continuam a pagar a mensalidade em
sua própria instituição, sem custo na instituição de destino. Nas instituições públicas existem alguns programas de ajuda de custo, lembrando sempre que nesses casos não há mensalidade a ser paga, sobretudo quando a instituição de destino também é pública.




Quais são os programas?
Existem dois programas de intercâmbio: o de curta duração e o de longa duração. O Programa de Curta Duração oferece uma experiência diferente, tendo uma duração que varia de 6 a 8 semanas, no país determinado. O Programa não inclui atividades em escolas, pois é geralmente oferecido durante as férias escolares.
O Jovem é também hospedado em casa de família e tem uma série de atividades culturais nesse período, com a oportunidade de conhecer culturas e lugares diferentes. O Programa de Longa Duração prevê um ano de convivência entre o jovem e as famílias que o hospedarão. Você também frequentará uma escola de segundo grau por um ano e participará das atividades e reuniões de seu Clube Hospedeiro, suas principais fontes de 
novos amigos e oportunidade de ser convidado para eventos e viagens.






Quem pode participar?
Se você é um jovem com interesse em novas culturas, curioso e disposto em conhecer e vivenciar diferentes experiências, você já leva todo o jeito para participar de um intercâmbio de maneira mais que proveitosa. Entretanto, há algumas condições necessárias. Para se inscrever, você deve ter entre 14 e 17 anos (intercâmbio de Longa Duração), completando sua maioridade no ano em que irá passar no exterior. Algumas exceções possam ser estudadas, dependendo do país de destino. Já para os intercâmbios de Curta Duração a idade permitida vai de 15 a 25 anos.




     Meu sonho de consumo é fazer intercâmbio, mais meu pai JAMAIS deixaria :(
Tenho um grande amigo que está fazendo, o sortudo está em Londres. Me manda cada foto mais linda do que à outra, mais à saudade é inevitável.